domingo, 17 de outubro de 2010

A "Teologia da Cruz" para a Igreja Brasileira hoje

A “Teologia da Cruz” para a igreja brasileira hoje


Considerando o momento histórico que tem sido chamado de pós-modernidade, vivemos numa sociedade em mutação, que busca sua identidade, num mundo globalizado. Este mundo globalizado impõe uma nova sociedade tecnologicamente avançada que através dos meios de comunicação cria uma “aldeia global”, envolvendo o Brasil, e a igreja brasileira.

A teologia da prosperidade através do movimento neo-pentecostal que predomina nos meios de comunicação influencia toda igreja brasileira. A crença numa fé humanista direcionada para Deus, usando Deus como seu servo e “determinando” para Deus e seus anjos, como se eles fossem obrigados a fazer o que o “servo de Deus” ordena pela fé, pois todos são presos pela “palavra”. Jesus tornou-se um capitalista dono do melhor método de gerenciamento criado. Jesus tornou-se um mero coadjuvante da igreja que coloca seus nomes denominacionais na frente dos milagres, e “usa” o nome do Senhor como um talismã mágico. Além desta frente mística que invade a igreja brasileira, distanciando o “perdido” da misericórdia e do arrependimento, temos o “mundo gospel” que mistura o “santo” com uma roupagem profana. O “Gospel” que é um caminho pós-moderno, numa igreja inchada de convencidos, e poucos convertidos.

Neste momento que a igreja cresce invadindo todos os setores da sociedade brasileira, e que ser evangélico já não é mais vergonhoso, pois antes éramos os “crentes”, temos a necessidade da teologia da cruz. Eu chamaria teologia da cruz, a lembrança da ceia do Senhor. A sua morte, sua ressurreição e sua ordem do “Ide”. A Teologia da Cruz é talvez a mensagem mais necessária na igreja brasileira hoje. À volta ao principio fundamental do “tomar a sua cruz e seguir Jesus”. A igreja brasileira precisa relembrar dos valentes “crentes” que pregavam nas praças, o Jesus carpinteiro que pagou o preço do nosso pecado, o Jesus que morreu levando as dores, o Jesus que aceita todos da maneira que estão, mas que é necessário o arrependimento. Arrependimento que faz do “crente” uma pessoa diferente dos outros. Uma igreja que não se amolda, mas transforma o mundo. A teologia da cruz faz a prosperidade da alma, e recria um mundo gospel santo. A igreja brasileira precisa da cruz, pois a cruz trará ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário