domingo, 17 de outubro de 2010

Personagens que são padrões do ministério pastoral

Personagens que são padrões do ministério pastoral


O Ministério Pastoral nos dias de hoje adquiriu várias funções, e absorveu grande parte dos ministros de Deus que tem um dom dos cinco ministérios de Efésios 4:11. Se nós considerarmos apenas o ministério pastoral como os ministros de Deus ordenados por uma igreja formal, e que exercem a liderança de uma comunidade local, podemos ter várias controvérsias sobre o ministério da mulher. Podemos citar dois personagens que são exemplos de um ministério pastoral numa perspectiva da teologia bíblica: Timóteo e Débora. Porque a escolha dos dois? Pois os dois demonstraram características, e foram destacados na Bíblia como exemplos de pastoreo.

Timóteo etimologicamente é “respeitar a Deus”, um bom significado para um pastor que foi treinado pelo apóstolo Paulo. Apesar de sua juventude, o apóstolo Paulo deixou duas cartas que ensinam muitos aspectos de um padrão para o ministério pastoral. Os ensinos de Paulo para Timóteo formulam procedimentos padrões que um pastor deve ter com cada tipo de relacionamento interpessoal do ministério. Relacionamentos com os idosos, com os jovens, com as mulheres mais novas, mais velhas, com viúvas, enfim com vários participantes de um “rebanho”. Timóteo foi um companheiro no ministério apostólico, mas foi designado a assumir o pastoreo de igrejas, especialmente Éfeso. Na perspectiva bíblica as cartas para Timóteo podem ser analisadas exegeticamente para retirar estes padrões. Timóteo reconhecidamente um pastor, demonstra a maior característica para o ministério pastoral, a de ser um discípulo, e sempre estar pronto a aprender e ser ensinado.

Débora era uma profetiza e juíza que pastoreou o povo de Deus, e isto está relatado em Juízes 4:4 a 5:32. Débora significa “abelha” e pode nos mostrar como uma mulher pode pastorear o povo de Deus como parte de uma “colméia”. Como a história nos relata, Débora exerceu autoridade como líder máxima do povo de Deus, mas buscou apoio em Baraque. Débora demonstra características de uma mulher que exerce um pastoreo no meio do povo de Deus. Seu posicionamento sábio de se relacionar com os homens, buscando o apoio masculino, mas não deixando seu chamado ministerial, nem sendo impedida pela rejeição masculina de não assumir a liderança num projeto. As características de um pastoreo eficaz podem ser vistos com uma análise aprofundada da história do texto citado.

Enfim estes dois personagens bíblicos podem ser estudados pelos textos que mencionam suas vidas tanto em Atos como em Juízes, e no caso de Timóteo as cartas direcionadas a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário