domingo, 17 de outubro de 2010

Em que sentido podemos afirmar que a teologia de Cristo era, sobretudo, prática?

Em que sentido podemos afirmar que a teologia de Cristo era, sobretudo, prática?

Jesus conviveu com um grupo de homens que tinham uma teologia sistematizada, mas pouco prático, os fariseus. Eles eram teólogos que determinaram uma forma de viver cheia de normas, mas não se preocupavam com a praticidade ou com a necessidade das pessoas. Os judeus da época de Jesus conheciam muitas normas, mas não era próximo da realidade deles. Neste sentido, Jesus veio para mostrar que teologia não é um monte de regras, ou de dogmas sem sentido ou sem finalidade prática. Jesus demonstrou que a teologia verdadeira é aquela que demonstra quem é Deus. E Deus é uma pessoa, não um livro, um conceito, ou uma doutrina. Os ensinamentos de Jesus que determinam a doutrina verdadeira demonstram a preocupação de Deus em demonstrar como o ser humano pode ter um relacionamento pessoal e amigável com Deus. A teologia de Jesus é uma teologia que apesar de ser tremendamente reveladora sobre os assuntos mais profundos das escrituras sagradas, é uma teologia que traz o ser humano para dentro do conhecimento de Deus. Deus deixa de ser uma teoria, para ser uma prática, e a prática demonstra a teoria, que nada mais é que a explicação de quem Deus é, do que Deus faz, do que Deus planejou, e do que Deus quer.

Jesus demonstrava sua doutrina com sinais e prodígios. Como alguns diriam: “Ele não somente fala, ele mostra o que diz”. A teologia em seu sentido etimológico é o estudo de Deus, e Jesus é o próprio Deus encarnado, o mistério que foi escondido e revelado em sua vinda, então estudar Jesus é teologia. Jesus é a teologia demonstrada em carne para o ser humano estudar. O que Ele dizia, o que fazia, como pensava, como ensinava, e o que ensinava é a teologia prática, que Ele deixou para seus discípulos. Jesus buscou os ensinos nas escrituras, e cumpriu tudo que se referia ao messias, pois Ele é a revelação. Em Jesus encontramos o verdadeiro sentido da teologia, ou seja, o ser humano aprendendo a conviver de forma prática com Deus.

Enfim a teologia que Jesus ensinou é a verdadeira teologia, pois uma teologia sem prática é a letra que mata. Jesus não negou a letra da lei, pelo contrário a vivificou com ilustrações, a demonstrou com exemplos, a exaltou com seu cumprimento, a reafirmou com a ordem do ide, e a completou com seus discípulos.

Um comentário:

  1. Olá meu querido..Quero deixar apenas uma observação: JESUS é O DEUS que se fez carne...
    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14....Um abraço..!

    ResponderExcluir