domingo, 17 de outubro de 2010

Quais conteúdos você considera essenciais para a prática de um discipulado eficaz?

Quais conteúdos você considera essenciais para a prática de um discipulado eficaz?

O que seria um discipulado eficaz? Vamos definir discipulado primeiro: “Formar um discípulo”. Discípulos são alunos que seguem um mestre como forma e prática de vida. Nosso alvo é formar discípulos de Jesus, e a metodologia tem que seguir então os padrões e a moral estabelecida pelo Mestre. Um discipulado que não segue a metodologia bíblica, não é um discipulado cristão, e não é eficaz. Chegamos à conclusão obvia fundamental que os conteúdos essenciais para a prática de um discipulado eficaz estão na Bíblia.

São essenciais conteúdos que levem o discípulo à prática de uma comunhão permanente com o Mestre, à prática da permanência de sua convicção plena e busca diária de salvação e santificação, e da prática da busca constante do conhecimento pleno da vontade do Mestre em suas escrituras sagradas. Estamos diante então de três bases de um discípulo: Oração, fé e prática, e Bíblia. Quando digo fé e prática, quero afirmar como uma coisa somente, pois a fé sem obras é morta. Então a fé é viva com a demonstração do amor ao próximo e a Deus.

Considerando estas bases formularemos um conteúdo programático essencial de um discipulado eficaz em sete tópicos: 1. Soteriologia – estudo sobre a salvação destacando a importância, a finalidade, e a forma de ser salvo; 2. Bibliologia – estudo sobre a Bíblia destacando a importância e a autoridade das escrituras, com princípios básicos de hermenêutica; 3. Estudo da Trindade com destaque a Cristologia; 4. Bases fundamentais da escatologia, destacando angeologia, e demonologia apenas ensinando sem aprofundamento e demonstração das teses: arrebatamento e volta de Jesus, grande tribulação, as bestas, o milênio, e a nova Jerusalém – ênfase para a existência do céu e inferno, a existência de anjos e demônios, e a rebelião de Lúcifer; 5. Bases sobre Oração; 6. Importância e a responsabilidade da evangelização, considerando aqui missões; 7. Eclesiologia, ensinando neste tópico o relacionamento da igreja com a sociedade e com a família, destacando a ética e a prática do procedimento cristão.

Considerando neste texto um discipulado eficaz básico, desenvolvi um conteúdo, mas é fundamental reafirmar que o discipulado é constante durante toda vida do cristão que é um discípulo. Entretanto não podem faltar estes sete tópicos.

Um comentário:

  1. Derland, seu blog é ótimo, profissional. Gostei muito. Se voce quiser usar algum de meus textos, fique a vontade. Meu objetivo é somente de produzir material para ajudar pessoas. Um abraço, obrigado.

    ResponderExcluir