domingo, 17 de outubro de 2010

Quais os limites e possibilidades para o pastor bivocacionado?

Quais os limites e possibilidades para o pastor bivocacionado?

O Chamado pastoral é uma vocação que independe do trabalho realizado para conseguir o sustento financeiro para si e sua família. Uma vocação não é adquirida numa escola, ela é um dom espiritual dado por Deus. A escola pode auxiliar na preparação do vocacionado, mas não irá formar um pastor. Um vocacionado para ser um pastor irá naturalmente demonstrar seu dom ministerial na igreja desde o momento de sua conversão ao Cristianismo. O aceitamento do chamado para o ministério, assim como o chamado para a salvação será uma escolha pessoal, mas isto não aniquila o chamado ou a responsabilidade e as conseqüências de aceitar ou não este chamado. Se alguém não aceita o chamado terá conseqüências negativas.

No caso de um pastor que por sua escolha, por necessidade, ou por sua convicção, que atua de forma não integral, seu valor como pastor ou até mesmo sua atuação não precisa ser comprometida. Na verdade, um pastor bivocacionado tem seu espaço e é essencial no projeto de Deus para sua igreja. Assim como temos que ter pastores atuando integralmente na obra, pois a igreja é uma comunidade com muitas necessidades, temos pastores bivocacionados que atuarão através de sua influência advinda de sua vocação em outro trabalho que não seja o eclesiástico.

As possibilidades de um pastor bivocacionado são gigantescas, pois além da contribuição que o pastor trará a sociedade com seu trabalho, também poderá evangelizar, administrar e contribuir financeiramente para a igreja, e testemunhar em seu trabalho de apoio. Considerando que tudo que fazemos é para a glória de Deus, tanto o exercício direto do pastoreo, como qualquer trabalho, as pessoas serão beneficiadas pelo dom do vocacionado.

É certo que alguém que não atua integralmente na obra, não atuará em algumas funções, mas poderá atuar em funções que um “integral” não atua. Então há limites para cada um, o importante é o chamado. Um bivocacionado pode ser pastor num país, que um pastor convencional não entraria, como por exemplo, um pastor jogador de futebol entra em países mulçumanos, e tem mais liberdade, que um pastor convencional. Mas sem duvida o bivocacionado terá limites de tempo e de dedicação, porque dividirá suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário