quinta-feira, 9 de junho de 2011

Romanos 7 - Quem é a pessoa deste capítulo?

Uma das grandes indagações ao ler o texto é sobre quem era o homem que Paulo se referia? Será que era uma pessoa que não tinha nascido de novo? Ou um crente carnal? Ou um crente normal? Ou crente que estava desviado? Enfim que tipo de pessoa era esta mencionada por Paulo. As outras questões que vem deste texto, já foram e são muito estudadas e pregadas por vários pregadores e teólogos. Whatchman Nee é um que fala muito especificamente sobre estes textos de Romanos 7 e 8, no seu livro que na verdade é um compendio, o Homem Espiritual. É interessante ler este livro, e ver as várias questões. Vamos ver algumas, e chamarei o nascido de novo de crente: O crente pode ter desejos pecaminosos em seu corpo físico? Será que o crente pode dizer que não tem desejos da carne ou pecaminosos? Os desejos da carne são pecado? O que é carne? Os desejos da carne e desejos do corpo são os mesmos? O que eu desejo é o que define o que eu quero? Será que um crente pode chegar a não ter desejos carnais? Será que Paulo estava falando dele como crente e apóstolo? São boas perguntas, e a resposta delas determinará a forma como abordaremos santificação e salvação. São respostas deste tema amplo que poderíamos chamar de natureza humana ou natureza humana remida por Jesus, que fizeram a igreja buscar o afastamento do pecado, dos desejos da carne, do corpo físico, como os mosteiros, os conventos, as normas de roupas e comidas, as normas de afastamento de tudo que pode provocar os desejos carnais. Vários movimentos cristãos tem se afastado da convivência com o mundo, formando até grupos fechados, vilas separadas, comunidades e até cidades com aqueles que querem ser “puros”, tudo por querer ser livre dos desejos da carne. É um desejo intenso de “castidade”, de buscar agradar ao Senhor. Mas o que agrada ao Senhor? É afastar-se do mundo? Deixar os perdidos pecadores morrerem em seu pecado, para não nos contaminarmos? Seria criar uma sociedade paralela perfeita que serve o Senhor, que não tem nenhum contato com o mundo, mundo este que pode morrer em seus pecados indo para o inferno? Seria do agrado de Deus, os crentes pararem de cuidar de seus corpos físicos, e deixarem o corpo morrer, ou ficar doente, ou até ficar bem debelitado, para se purificar? Seria do agrado de Deus, os crentes se preocuparem mais com sua própria salvação do que com a salvação dos outros? O que seria de Moisés que pediu para Deus riscar seu nome do livro da vida, se Deus não salvasse o povo de Israel? Será que Moisés desagradou a Deus, por amar tanto aquele povo, a ponto de estar pronto a perder tudo, até sua salvação? Ou será que Moisés cria tão profundamente na misericórdia de Deus, que ousou colocar-se entre o povo e a ira de Deus?
Neste texto não farei um estudo exegético, considerando as palavras originais, mas utilizarei nossa tradução que sem dúvida foi feita com muita dedicação e seriedade. Farei isto para mostrar que qualquer um pode fazer uma interpretação usando o contexto, mesmo sem o conhecimento das línguas originais.

O texto de Romanos 7 fala sobre este homem, mas nossa pergunta é quem é este homem? Vejamos o texto, dentro de seu contexto, e de sua totalidade:
(Romanos 7:1) - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Paulo começa o texto falando que o “vós” são os irmãos, ou seja, os crentes, e ainda são crentes que não são ignorantes, pois conhecem a lei, que é a Bíblia, ou a Palavra de Deus. Então este escrito é para crentes nascido de novo. Toda vez que falar crente, neste texto será se referindo ao nascido de novo, que aceitou a Jesus e faz parte da Igreja. Estes aqui faziam parte da igreja em Roma.
Não veremos todo texto, que pode ser lido para ver os outros tópicos que já mencionamos. Mas veremos sobre o homem de Romanos 7.
(Romanos 7:4) - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
O texto continua e mais uma vez Paulo reafirma que está falando para crentes.
(Romanos 7:5) - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Estes crentes que Paulo fala, estavam no passado na carne. E as paixões dos pecados operavam, no passado, em nossos membros.
(Romanos 7:6) - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Agora Paulo diz que nós, os crentes, temos sido libertados da lei e (nós, crentes) tendo morrido para aquilo em que (nós, os crentes) estávamos retidos; para que (nós, crentes) sirvamos...
(Romanos 7:7) - Que diremos (nós, crentes) pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu (o apóstolo Paulo) não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Paulo faz uma pergunta para os crentes, e depois fala de algo que aconteceu em seu passado.
(Romanos 7:8) - Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
Operou em Paulo, que é crente, mas aqui pode estar falando de um período que ele não era crente, pois é no passado.
(Romanos 7:9) - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
Paulo agora fala de algum tempo, mas não define este tempo, entretanto é no passado de Paulo, talvez no período que não era crente. É o mais provável e aceito a idéia que ele fala do passado sem Cristo agora. Mas para alguns poderia ser o tempo que Paulo era um crente carnal, mas quando foi isto na vida de Paulo? Quando ele foi um crente carnal como alguns dizem?
(Romanos 7:10) - E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
Eu, Paulo achei ou pensei algo sobre o mandamento de Deus, no meu passado, este passado que Paulo diz.
(Romanos 7:11) - Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
Neste passado de Paulo, o pecado o enganou e o matou. Se fosse um crente carnal, então este Paulo carnal teria morrido e neste caso apostatado da fé. Bem então, parece que está mais ligado ao passado antes dele ser crente.
(Romanos 7:13) - Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Neste passado de Paulo, ele fala sobre a operação da lei para apontar o pecado.
(Romanos 7:14) - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Paulo agora faz uma afirmação, que está no presente, e em todo tempo ele usa o verbo no passado para determinar as ações dos versículos anteriores. Então este “eu sou carnal”, é no presente, pois se fosse no passado, ele continuaria sua abordagem continuada no passado. Paulo, o crente, antes se vincula a igreja, falando para o “vós”, os irmãos que ele está escrevendo, quando ele usa “sabemos”.
(Romanos 7:15) - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
Agora mais uma vez Paulo continua com o verbo no presente, indicando que é ele naquele momento, não no antes, quando ele era um não convertido a Jesus, ou um carnal. Então este crente faz o que não aprova, e o que ele quer não faz, mas o que o que ele aborrece. Se Paulo aqui está dizendo que é um crente carnal, então ele não teria a autoridade, nem de estar escrevendo, pois seria carnal, no sentido de um crente sem compromisso com Deus, ou um crente que anda fazendo sua vontade carnal, e não tem compromisso com Deus. Este Paulo, que confessa fazer o que não aprova, mas também ele afirma que ele não quer fazer o que “não aprova” e o que “aborrece”, é sem dúvida um apóstolo comprometido com Jesus, e com a uma vida cristã santa.
(Romanos 7:16) - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Mais uma vez Paulo reafirma o que disse antes, fala duas vezes, como um testemunho claro de seu erro. E este é o apóstolo Paulo que está ensinando o corpo de Cristo, os crentes, a igreja em Roma, as verdades de Deus, mas ele fala que é ele, naquele momento que é o que “faz o que não quer”.
(Romanos 7:17) - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Paulo continua sua narração no presente, e ainda acrescenta que “o pecado habita dentro dele – em mim.” A afirmação no presente é tão forte que ele usa a palavra “agora”, ou seja, neste momento chamado hoje, agora. É o Paulo no momento que escrevia esta carta. Não um Paulo no passado, ou num tempo que ele era um crente sem compromisso com Deus, e além disto a Bíblia nunca fala de um Paulo sem compromisso com Deus. Então afirmar que houve um Paulo carnal sem compromisso com Deus, é acrescentar a Bíblia uma interpretação que não tem em nenhum dela. Pelo contrário sempre fala de um Paulo comprometido, desde o dia que encontrou com Jesus, após cair do cavalo.
(Romanos 7:18) - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Mais uma vez Paulo utiliza o verbo no presente, se quisesse dizer que era no passado, o “velho homem”, ou o antigo “crente carnal”, ele usaria no passado o verbo, mas ele fala no presente. E ele usa “eu”, e “em mim”, para fixar que é ele mesmo, o apóstolo Paulo que era um servo reconhecidamente fiel ao Senhor, por toda igreja naquela época.
(Romanos 7:19) - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Paulo, um crente fiel afirma que faz o que não quer, ou seja, em seu coração tem um desejo intenso de não pecar e servir ao Senhor, mas este crente fiel faz coisas que desagradam a Deus.
(Romanos 7:20) - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Este crente fiel afirma que o “pecado habita nele”, e é um crente com projeção no Corpo de Cristo, na verdade, um dos principais pastores da época.
(Romanos 7:21) - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Mais uma vez este crente fiel diz que ele vê uma lei que traz o “mal” para ele.
(Romanos 7:22) - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Aqui podemos chamar atenção, que mesmo com este “mal” e estas atitudes de fazer o “mal”, que notóriamente, este Crente fiel, não quer fazer, ele tem “prazer” na lei de Deus. Esta é outra lei, não é a mesma que leva este crente fiel para o mal. Então temos duas leis operando no crente fiel. E esta lei que tem “prazer na lei de Deus”, é no momento chamado hoje, ou seja, no presente, não no futuro. Não é uma promessa para o futuro, pois se fosse o verbo viria no futuro, mas é uma realidade do presente, deste crente fiel, chamado apóstolo Paulo. Que esperança!
(Romanos 7:23) - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Agora Paulo, o crente fiel que estamos verificando, pois Paulo se identifica claramente com toda igreja, nesta situação que ele vive, afirma que a “lei do mal” está nos membros dele. Paulo não tem membros crentes nele, então não são pessoas, são os membros físicos mesmos, o corpo físico. Então no corpo físico do crente fiel, tem uma lei contrária a lei de Deus, que pode operar. Mas no entendimento dele, o crente fiel, tem uma lei que batalha contra a “lei do mal”. Então o entendimento é fundamental para vencer a “lei do mal”. Não podemos reter o entendimento.
(Romanos 7:24) - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
O crente fiel, apóstolo Paulo, diz que é um “miserável”. Misericórdia é uma palavra do português, mas tem sua origem no latim, em duas palavras: miserere e cordis – “miséria e coração”, ou “a miséria do coração”. Quando pedimos misericórdia, estamos falando da miséria de nosso coração. Então Paulo não se afasta muito da realidade aceita por todo cristão em todas as épocas, a de reconhecer que temos uma “miséria”, ou uma “pobreza de espírito”, como diz nas bem-aventuranças de Jesus, ou “uma falta imensa” de capacidade para fazer a obra de Deus, ou de ser um “filho de Deus”. Sem dúvida, sem ter alguém que nos livre do “corpo desta morte”, em nós, não existe possibilidade para viver sob a “lei de Deus”.
(Romanos 7:25) - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
A pergunta de Paulo, o crente fiel, é respondida de forma clara e objetiva: “Quem?” Quem livra o crente fiel é Jesus Cristo nosso Senhor, enviado por Deus Pai. E somente “graças” ao Pai, que podemos ser livres do “corpo desta morte”. E o crente fiel, Paulo, termina este parágrafo de sua carta com uma afirmação, antes de falar da fenomenal verdade de que a “lei de Deus”, chamada a “lei do Espirito e da Vida”, é maior que a lei do “pecado e da morte”, isto ele fará em Romanos 8. Sua afirmação é que o crente fiel por meio de seu entendimento serve a lei de Deus, mas através de sua carne ele serve a lei do pecado. Isto então é para o crente fiel. Então surge uma grande pergunta: “O que é carne?” Isto é outro estudo, o importante neste estudo é confirmar que o “quem” do capítulo 7 é um crente fiel, não um incrédulo ou um crente carnal.

22 comentários:

  1. muito bom mesmo a explicação .
    muito obrigado, fico agradecido por terem pessoas que seguem essa carreira .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo ótimo estudo! Que Deus lhe abençoe e ilumine para continuar sendo este servo e instrumento do amor Dele.

    ResponderExcluir
  3. Irmão marcos, muito obrigado pelo comentário, pois tem sido muito importante para o nosso entendimento.Continue publicando. Deus o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  4. Irmão marcos, muito obrigado pelo comentário, pois tem sido muito importante para o nosso entendimento.Continue publicando. Deus o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  5. Digite seu comentário...uma bençao esse comentario e de muito proveito pra enriquecer nossa alma.

    ResponderExcluir
  6. Creio que o Senhor te usou para abrir nosso entendimento nessa palavra. Que Deus abençoe amado.

    ResponderExcluir
  7. Que o Senhor continue te usando poderosamente,pois eu estou com essa luta dentro de mim e estava crendo que por sentir isso estaria sendo rejeitado pelo Senhor.Mas agora sinto paz para buscar ainda mais ao Espírito Santo e servi-lo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela interpretação que traz consolo a todos os crentes que não tem o discernimento que estamos presos em um corpo com uma natureza pecaminosa e somente pela ação do Espirito Santo venceremos os desafios da velha natureza em todos os dias aqui na terra dos sobreviventes de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela interpretação que traz consolo a todos os crentes que não tem o discernimento que estamos presos em um corpo com uma natureza pecaminosa e somente pela ação do Espirito Santo venceremos os desafios da velha natureza em todos os dias aqui na terra dos sobreviventes de Deus.

    ResponderExcluir
  10. e isso ai nós, os crentes e o mundo temos que ser confrontado com a verdade já passamos do tempo de minguau temos que comer alimento sólido..... muito grato professor que o glórioso espirito santo continue a te revelar .

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse estudo vou repassar ele.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Comentário bem mais ou menos! Quer dizer que Paulo viveu algum período sem conhecer a lei? Ou seja Paulo viveu um período antes de Moisés receber a lei? Pois essa pessoa diz que que só conheceu o pecado quando a lei disse não cobiçarás, ou seja depois da lei mosaica.

    ResponderExcluir
  14. Marco, boa tarde!
    Conversei com um amigo sobre esta passagem e falei com ele que quando Paulo diz Miseravel homem que eu sou, ele quer dizer que temos esta raiz do pecado em nós, mesmo Jesus Cristo nos libertando do pecado, temos atos falhos na carne que pode nos fazer pecar. Não que sejamos escravos do pecado, mas aptos a pecar. Aí meu amigo me disse que quando Paulo fala esta frase, ele ainda estava se referindo quando era prisioneiro do pecado, porém nesta epoca Paulo ja tinha tido o encontro com Jesus, e ele estava se referindo no presente e não no passado.
    Você poderia me dizer a sua opiniao, apesar do seu texto esta bem explicado, enfim, Paulo quando diz esta frase, ele esta se referindo no presente e falando que somos aptos a pecar ou ele fala do seu passado ainda prisioneiro do pecado?

    ResponderExcluir
  15. Estou muito grata por este comentário de romano 7, quem é esse homem,pois abriu o meu entendimento para fazer uma programação da Escola Sabatina. Que Deus continue te dando sabedoria para explicar a palavra de Deus! Um cordial abraço!

    ResponderExcluir
  16. quê Deus te abençoe muito bem explicado

    ResponderExcluir
  17. Meus parabéns pela interpretação, que o senhor continue sendo usado pela ação do Espírito Santo, paz...

    ResponderExcluir
  18. Eu estou imensamente grata por essa explicação do texto. Gostaria de saber mais , muito mais , pois tenho sede de compreender a Epistola de Paulo

    ResponderExcluir
  19. Deus abençoe, bastante conteúdo,muito bem explicado

    ResponderExcluir