segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As doutrina Neo Pentecostais


As doutrinas Neo Pentecostais são oriundas do movimento pentecostal, mas dentro das igrejas neo pentecostais, encontramos uma ênfase e em alguns casos distorções. Não farei uma análise das distorções ou das diferenças. Estaremos apenas fazendo uma análise teológica dogmática. Precisamos distinguir os dos movimentos históricos da Igreja: O Movimento Pentecostal e o Movimento Neo Pentecostal.
O Movimento Pentecostal foi o histórico avivamento da “Rua Azuza”, no início do século 20, quando houve uma ênfase na experiência com o Espírito Santo, seguindo uma seqüência ou uma nova manifestação histórica, como foi na época do início da Igreja, no evento revelado e descrito no livro de Atos, capítulo 2 (dois). A partir do evento acontecido nos E.U.A. uma “onda” de igrejas se formou seguindo os conceitos pentecostais da “descida do Espírito Santo”. As Igrejas nascentes que foram chamadas de Pentecostais, ou com nomes que ligavam o pentecostalismo, defendiam que a experiência pentecostal estava disponível e era, e ainda é, e sempre foi, ou foi renovada, para toda Igreja. As duas principais ênfases doutrinárias foram “uma segunda experiência com o Espírito Santo” e os “dons ou manifestações do Espírito Santo”. Estes dons enfatizaram a cura divina, milagres, manifestações físicas da presença do Espírito Santo, incluindo aqui as profecias e as línguas estranhas ou glossária. Mais atualmente o movimento pentecostal ainda gerou duas visões distintas: o movimento celular e o movimento da batalha espiritual. Estas visões talvez pudessem ser novos movimentos, provindos do Pentecostalismo, mas não temos trabalhos mais aprofundados nesta divisão, por isto não vamos abordar, como uma nova divisão. Talvez alguns poderiam classificar como neo pentecostais ou com um nome particular para eles. Eu diria que são os do Movimento do Discipulado e os do Movimento da Batalha Espiritual. Mas não é nosso objetivo abordar estas vertentes do pentecostalismo. É fato que o “Discipulado” seja ele: Celular, Individualista ou ainda Hierárquica, nasceu após o Pentecostalismo, e no meio dos oriundos da vertente pentecostal. Também é fato que os da “Batalha Espiritual”, são oriundos do pentecostalismo. O “Discipulado” nasceu mais no meio do século, e os da “Batalha Espiritual”, mais no final do século 20, talvez junto com o Neo Pentecostalismo.
O movimento neo pentecostal foram igrejas originadas das igrejas pentecostais, mas com uma nova visão. Esta visão veio do movimento da fé. Este movimento da fé tem como seu originador o rev. Kenneth Haggin, renomado pregador, e fundador da Escola Rhema em Tulsa, EUA. A visão de Kenneth Haggin originou-se do ou no fundamentalismo norte americano. O fundamentalismo norte americano teve como seus principais propagadores os televangelistas americanos, que utilizaram da Televisão, a nova forma de comunicar da humanidade, para propagar a fé, e mesmo não de forma negativa, também propagou a cultura e o ideal norte americano. O pensamento era que a América era como o Salvador do mundo, e a civilização cristã ideal. Assim como os Europeus pensaram na Idade Média, a América do Norte começou a criar uma teologia que foi chamada de fundamentalista, e nela as sementes do Neo Pentecostalismo foram difundidas. O Rev. Kenneth Haggin foi um exímio escritor, e seu carisma contagiou pregadores no mundo todo.
A mensagem do Fundamentalismo Norte Americano tem como Princípios:
1. A riqueza e poder americano vêm da fé evangélica, e esta riqueza é o ápice numa civilização genuinamente Cristã;
2. A prosperidade é o fim de uma vida com Deus, e esta prosperidade deve ser usada para encabeçar o mundo; (neste aspecto é criada a idéia de superioridade racial ou cultural, formando o pensamento de que outros povos são inferiores culturalmente, intelectualmente, e socialmente)
3. Deus quer homens fortes e prósperos; (estes fortes demonstram poderio e comando, além de domínio e controle)
Kenneth Haggin exaltou em sua teologia a fé, e deixou o amor parte, mas ênfase da vida cristã. Ele formou aquilo que poderemos chamar de a teologia da prosperidade e do triunfalismo forjando um novo tipo de igreja ou de crentes, os crentes vitoriosos, os crentes com uma confissão positiva. Este movimento proveio dos pentecostais que crêem na segunda experiência e nos dons, mas o foco agora é a prosperidade. Os focos do Pentecostalismo são tratados como rotineiros e em alguns casos de igrejas que consideram até como desnecessários os fundamentos do pentecostalismo.
Este movimento fez nascer nos EUA, igrejas com ênfase na prosperidade financeira. Algumas inclusive já estão promovendo um novo fenômeno ou movimento com mega-igrejas ou igrejas shopping. A visão mais específica da Igreja com Propósitos tem sido uma nova forma de ação eclesiástica, numa visão pós moderna. Mas creio que estas igrejas nascentes do fundamentalismo norte americano, buscam uma forma de se acomodar ou de moldar dentro da visão globalista e pós moderna.
No Brasil fez nascer a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, que veio de uma igreja Pentecostal, chamada Igreja de Vida Nova, do Bispo Roberto MacLister. Depois novas igrejas neo pentecostais se formaram no Brasil: A Igreja Internacional da Graça de Deus – Missionário R.R. Soares e a Igreja do Poder Mundial – Apóstolo Valdomiro Santiago. Cada um auferiu a si mesmo um título diferente, que demonstra a busca de uma forma nova de apresentar o evangelho. As doutrinas deliminatórios e de ênfase neo pentecostais apresentarei abaixo:
  1. O Determinismo
  2. Confissão Positiva
  3. Triunfalismo
  4. Teologia da Prosperidade
Vamos fazer uma análise panorâmica destas doutrinas:
A doutrina do Determinismo: A frase “Eu determino...” e “Eu profetizo...” são gírias ou nomenclaturas definitórias de uma tese teológica que tem muitos textos bíblicos como embasamento. A linha de pensamento do determinismo crê que Deus deu ao homem, que é cristão, a capacidade de exigir o cumprimento da vontade e da palavra de Deus. Neste caso tudo que Deus prometeu é requerido e imposto para cumprir o propósito de Deus. Os deterministas crêem que tem a revelação clara da Bíblia, no que concerne a suas promessas. O ponto de vista um pouco indefinido são as maldições como resultado do pecado, as maldições são mais tratadas como um mal que precisa ser destruído, na verdade no ponto de vista determinista, o mal tem que ser destruído, pois esta é a vontade de Deus, e o homem que utiliza da fé, tem que expulsar o mal. Neste caso o cristão pode determinar até para Deus, e para os Anjos, e Deus ficaria feliz com esta atitude de fé. Para o ponto de vista determinista Deus também com a fé determinista, e esta é a fé que o cristão deve agir. Assim fazendo ele está agindo com Deus.
O cristão pode também profetizar em nome de Deus, se ele tiver a fé na palavra de Deus. Para os deterministas a Bíblia já tem a profecia, então profetizar a Bíblia ou algo que tenha relevância ou proveniência da Bíblia é um direito de todo cristão. A idéia determinista também cria a idéia do “direito”, ou seja, todo cristão tem direito de tudo que está na Bíblia. O ponto de partida para receber é a fé, diferindo um pouco do pensamento reformista que crê que o ponto de partida é o arrependimento e a santidade. O cristão tem o poder de determinar que aconteça algum fato normalmente utiizando o termo: “eu profetizo...” ou “eu determino...” para que no mundo espiritual seja fixado um decreto provindo de Deus, através de um servo que utiliza da fé. Este profetizar seria uma atitude que os profetas teriam tido no V.T., então os textos da ação de profetizar são muito utilizados para fundamentar a tese. Encontramos aqui inclusive outra doutrina que está no meio neo pentecostal, mas que é mais de origem do Movimento de Batalha Espiritual, são os “atos proféticos”. Esta tese é o pensamento que devemos e/ou podemos fazer atos físicos que determinam ações espirituais. Neste pensamento as bases bíblicas são vários atos físicos na Bíblia que produziram ações espirituais.
No determinismo neo pentecostal: tudo tem que se submeter a fé, e observa-se que isto é independente da vida espiritual da pessoa. Observamos a exaltação do fim, e não do meio. Pessoas que apresentam resultados positivos e vitoriosos, normalmente são consideradas como pessoas de fé, mas se sua vida não tem um caráter cristão, normalmente isto não é enfatizado. O Fim torna-se então o objetivo, e o meio é parte do processo, que somente vai ser observado no final. A fé neste caso seria um elemento santificador. À medida que a fé do cristão aumenta a sua santidade é maior. (por isto os neo pentecostais valorizam tanto os exorcistas e praticantes dos dons de curar).
Outro aspecto do determinismo é o positivismo cristão, mas este deve ser considerado outra tese defendida pelos neo pentecostais.
A doutrina do Positivismo Cristão:
Esta tese tem uma das origens mais forte no movimento celular do rev. Paul Yong Shu, atualmente com o nome de David na Coréia do Sul. Um movimento considerado um avivamento, e com um impacto impressionante não somente no seu país, mas em todo mundo. A visão do Rev. Paul foi muito atrativo para os pregadores norte americanos, inclusive o Rev. Haggin. A tese da Palavra de Poder, fortaleceu ou até formou a idéia norte americana da Palavra Positiva. A idéia do Positivismo já era antigo nos EUA, mas esta filosofia influencia a cultura norte americana, e conseqüentemente fez os teólogos considerarem a verdade dentro do pensamento positivista. A consideração da verdade sobre o positivismo não é o tema deste texto, apenas queremos relatar o fato.
Com a influencia nos EUA da tese da Palavra de Poder, um dos livros de Rev. Paul, o Quarta Dimensão, trouxe um impacto na teoria daquilo que foi nomeado como “o gerar uma palavra”. O GERAR trouxe algumas ramificações com inclusive a utilização do termo como uma forma espiritual de força espiritual. Este GERAR está baseado em Genesis, quando o Espírito Santo estava “pairando” sobre a terra sem forma e vazia. Neste caso o Espírito Santo estava “gerando” a PALAVRA da criação, e da mesma forma podemos “gerar” a Palavra de Deus. Este pensamento trouxe uma vertente, forte no neo pentecostalismo com a idéia da palavra positiva (toda palavra tem poder). Neste caso a tese do GERAR uma PALAVRA, demonstra também o PODER DA PALAVRA. Toda palavra tem poder, e nunca devemos utilizar qualquer palavra negativa, pois podemos “gerar o mal”. O termo “gerar”, também trouxe a idéia de “estar grávido da Palavra”. Com estas idéias em mente, chegamos a conclusão que se toda palavra tem poder, devemos sempre falar positivamente. Kenneth Haggin, contudo, foi mais longe e considerando sua teologia da fé, ele reafirmou a importância de ter palavras de fé. Uma palavra somente tem poder, quando falada em fé, o que difere de alguns que crêem que de qualquer forma a palavra terá poder, como se a palavra tivesse neste conceito um poder intrínseco, ou mágico. Dizer Palavras Positivas de Fé, seria então uma Confissão Positiva. A confissão positiva com palavras de fé é outra doutrina forte no neo pentecostalismo. Neste caso todos devem tomar cuidado com o que falam, pois “a poder em suas palavras”. Eles procuram sempre falar somente palavras positivas. Isto pode inclusive modificar ou diminuir os termos: “pecado”, “culpa” e “derrota”, da forma reformista e mais histórica que a Igreja compreende. O Pecado e suas conseqüências devem então ser diminuídos, ou até esquecidos, sempre fortalecendo a Fé. Não queremos com isto concordar ou discordar, apenas relatar a forma como se manifesta a tese positivista cristã, ou até, como tem sido manifestada.
Triunfalismo: A terceira tese doutrinaria forte é o triunfalismo. O triunfalismo é a dominação da igreja – “somos cabeça e não cauda”. A idéia do triunfo sobre o diabo, sobre o pecado, sobre as conseqüências do pecado. Neste pensamento chegamos a dominação sobre os demônios e sobre a economia\sociedade. Considerando o mal como a atuação demoníaca constante no homem, isto pode trazer para a mente de alguns neo pentecostais, e isto não consegui constatar, que o mal não está no homem, mas no diabo e seu reino infernal. Talvez isto crie uma doutrina de inocência do homem, e possa até levar ao pensamento de que todos são filhos de Deus. Ainda não sei, mas pode chegar a este pensamento, e talvez seja para os menos doutrinados do movimento. Contudo é uma realidade que o diabo e os demônios, recebem a maior parte da culpa do pecado, da culpa, e das conseqüências do pecado. Neste caso a doença, a pobreza, e o insucesso tem sido um combate para o triunfo do cristão. No insucesso incluímos a parte da prosperidade financeira e de bens materiais. O mal pode ser expurgado por meio da fé destruindo a força das trevas na economia e na política. Controlando a política, a economia pode ser influenciada, por isto os neo pentecostais tem se demonstrado muito atuantes e muito desejosos de participar do governo e da ação social. O triunfalismo exalta o poder sobre as trevas, e cria uma série de formas exorcistas para destruir as forças do diabo. Como falamos também busca o domínio político, social e econômico. Lembramos um pouco das teses medievais do catolicismo que queria triunfar sobre os reinos da Europa, como forma de estabelecer o “governo de Deus” sobre o mundo. Nesse pensamento a Igreja tem que estar dominando o governo, ou pelo menos controlando as ações governamentais. O triunfalismo busca o triunfo sobre as trevas, e se o mundo jaz no maligno, então temos que triunfar no mundo, conquistando-o. Este inclusive é outro termo muito usado no triunfalismo: “conquistando a terra”. Também é um termo muito usado no movimento de batalha espiritual, mas talvez o neo pentecostalismo buscou muito do movimento de batalha espiritual, ou talvez seja o contrário, isto não consegui ainda chegar a uma conclusão. Podemos constatar, entretanto, que o fundamentalismo norte americano influenciou os dois movimentos e foi base para eles. Inclusive a luta americana contra o “mal” que vinha para conquistar o mundo, no período da guerra fria, foi um dos fatores de formação da idéia da guerra do bem contra o mal. O “mal” podia ser o comunismo, o rock in roll, o movimento hipp, ou agora o terrorismo. O fato é que o pensamento do “herói e o bandido” é muito presente na cultura norte americana. E precisamos compreender que quanto mais forte o bandido, maior o herói. Contudo quero reforçar a tese bíblica do “Todo Poderoso” Deus. Ele não precisa de um grande inimigo para ser um grande herói, ou um grande Deus. Ele é independente do inimigo, do outro poder. Na verdade, ninguém tem nenhum poder, se de Deus não for dado, e o diabo que apenas uma criatura, não consegue enfrentar Deus. Ninguém enfrenta Deus. Mas o triunfalismo cria uma vertente, que em primeira instancia não nega o poder de Deus, mas que afirma que o homem tem como obrigação o estabelecer o governo de Deus na terra. Neste caso, Deus decidiu dar ao homem esta incumbência. E somente por meio da fé o cristão, poderá triunfar sobre o mal ou sobre os poderes das trevas, pois a igreja deve governar, deve ser “cabeça e não cauda”.
Teologia da Prosperidade: A quarta grande doutrina é a chamada por muitos: teologia da prosperidade. Esta doutrina une o determinismo, a palavra positiva, e o triunfalismo para por meio da fé, estabelecer um alvo para a vida cristã: a prosperidade. Neste pensamento a prosperidade é o alvo final do cristão aqui na terra, e é a confirmação do triunfo sobre as trevas. Seja com o triunfo sobre a doença, ou seja, com triunfo sobre a pobreza, ou a falta de algo, material ou imaterial. Incluindo a restauração da família, de uma empresa em processo de falência, de um relacionamento com alguém, e principalmente do relacionamento com Deus. Cria-se o pensamento que todo cristão somente é vitorioso se demonstrar a prosperidade física, ou visível. A prosperidade física é demonstrada pela riqueza material e pela saúde do corpo. Este tem sido o principal alvo dos testemunhos que tem sido um dos principais aspectos litúrgicos dos cultos neo pentecostais. Os testemunhos tem sido a forma principal de transmissão da verdade da prosperidade. Os testemunhos em alguns casos tornam-se mais valiosos que a própria exposição da Bíblia. Observamos que muitas vezes os lideres buscam nos testemunhos a solidificação do ensinamento, e a escolha dos testemunhos demonstra que a mensagem que é transmitida é a prosperidade como fim e como demonstração da autoridade da igreja e da liderança desta igreja. Vemos então rituais para a busca da prosperidade material, e muitos destes rituais nos remetem ao simbolismo e ritualismo medieval praticado pelo catolicismo. Coisas como “água benta”, “viagens santificatórias” seja para a “terra santa”, ou para “o local santo”, que pode ser um templo, um monte, etc. Outros símbolos e rituais como algum tipo de penitencia, de objeto santo santificado e com poderes de santificação ou de salvação. Até mesmo o conceito modificado das indulgencias pode ser observado, com a utilização do dinheiro para demonstrar ou para comprar uma forma de prosperidade, de salvação ou de santificação. A ênfase na parte financeira tem como base o pensamento de que Deus é detentor de toda riqueza, e todo filho de Deus deve também usufruir desta riqueza. Neste conceito então a fé seria a porta de entrada para toda riqueza de Deus.
Outro fator muito importante nesta prosperidade é a prosperidade do corpo, ou a saúde divina. Neste ponto, o cristão que exerce a fé, tem a vitória sobre a doença, sobre a operação da morte no corpo, que também é a corrupção física. A fé então produz a cura divina. A busca da cura é um dos pontos importantes da teologia da prosperidade, em conjunto com a libertação do poder do diabo sobre tudo que está na vida do homem, produzindo também a libertação completa de demônios. Os exorcismos então importantes para demonstrar a força sobre o diabo e seu reino.
Uma característica forte do neo pentecostalismo é parecer com os pentecostais na busca do Espírito Santo, mas não é o foco do movimento. Mas a algumas heranças como a forma de governo eclesiástico que é uma liderança hierárquica, muitas vezes muito ditatorial, no estilo ou modelo católico. O sistema episcopal é normalmente o mais utilizado, pouco se observando o sistema congregacional. A utilização de ritos e símbolos como forma de purificação e santificação lembra muito os pentecostais, contudo o neo pentecostal é muito enfático na utilização destes meios religiosos. A demonstração de poderio com templos, grandes eventos, exaltação da igreja, dos pastores, dos ritos, e utilização de termos triunfalistas e positivistas, são conseqüência da teologia defendida. A determinação de estratégias missiológicas e eclesiais tem normalmente metas econômicas e de impacto social, considerando quantidade de pessoas, pois sua dogmática leva a este fim. Por isto não é de estranhar a grande ênfase na arrecadação de fundos para os objetivos das igrejas de formação ou de origem neo pentecostal. Outro aspecto também é a imitação da forma de pregar dos lideres carismáticos, produzindo até entonações, palavras ou gírias institucionais, e até expressões faciais parecidas com os lideres. O Isolacionismo tem sido marcantes nestes movimentos, com pouca busca de unidade com o restante das igrejas cristãs. Contudo já existem algumas alas neo pentecostais que tem buscado uma aproximação da cristandade, o que inclusive repete o fenômeno cíclico da institucionalização de um movimento com aparecimento da tranqüilidade produzida pela perca da rejeição ao novo, que todo movimento novo traz. Afinal tudo que é novo produz medo, rejeição e desconfiança. 

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