As doutrinas Neo
Pentecostais são oriundas do movimento pentecostal, mas dentro das igrejas neo
pentecostais, encontramos uma ênfase e em alguns casos distorções. Não farei
uma análise das distorções ou das diferenças. Estaremos apenas fazendo uma
análise teológica dogmática. Precisamos distinguir os dos movimentos históricos
da Igreja: O Movimento Pentecostal e o Movimento Neo Pentecostal.
O Movimento Pentecostal
foi o histórico avivamento da “Rua Azuza”, no início do século 20, quando houve
uma ênfase na experiência com o Espírito Santo, seguindo uma seqüência ou uma
nova manifestação histórica, como foi na época do início da Igreja, no evento
revelado e descrito no livro de Atos, capítulo 2 (dois). A partir do evento
acontecido nos E.U.A. uma “onda” de igrejas se formou seguindo os conceitos
pentecostais da “descida do Espírito Santo”. As Igrejas nascentes que foram
chamadas de Pentecostais, ou com nomes que ligavam o pentecostalismo, defendiam
que a experiência pentecostal estava disponível e era, e ainda é, e sempre foi,
ou foi renovada, para toda Igreja. As duas principais ênfases doutrinárias foram
“uma segunda experiência com o Espírito Santo” e os “dons ou manifestações do Espírito
Santo”. Estes dons enfatizaram a cura divina, milagres, manifestações físicas
da presença do Espírito Santo, incluindo aqui as profecias e as línguas
estranhas ou glossária. Mais atualmente o movimento pentecostal ainda gerou
duas visões distintas: o movimento celular e o movimento da batalha espiritual.
Estas visões talvez pudessem ser novos movimentos, provindos do
Pentecostalismo, mas não temos trabalhos mais aprofundados nesta divisão, por
isto não vamos abordar, como uma nova divisão. Talvez alguns poderiam
classificar como neo pentecostais ou com um nome particular para eles. Eu diria
que são os do Movimento do Discipulado e os do Movimento da Batalha Espiritual.
Mas não é nosso objetivo abordar estas vertentes do pentecostalismo. É fato que
o “Discipulado” seja ele: Celular, Individualista ou ainda Hierárquica, nasceu
após o Pentecostalismo, e no meio dos oriundos da vertente pentecostal. Também
é fato que os da “Batalha Espiritual”, são oriundos do pentecostalismo. O
“Discipulado” nasceu mais no meio do século, e os da “Batalha Espiritual”, mais
no final do século 20, talvez junto com o Neo Pentecostalismo.
O movimento neo
pentecostal foram igrejas originadas das igrejas pentecostais, mas com uma nova
visão. Esta visão veio do movimento da fé. Este movimento da fé tem como seu
originador o rev. Kenneth Haggin, renomado pregador, e fundador da Escola Rhema
em Tulsa, EUA. A visão de Kenneth Haggin originou-se do ou no fundamentalismo
norte americano. O fundamentalismo norte americano teve como seus principais propagadores
os televangelistas americanos, que utilizaram da Televisão, a nova forma de
comunicar da humanidade, para propagar a fé, e mesmo não de forma negativa,
também propagou a cultura e o ideal norte americano. O pensamento era que a
América era como o Salvador do mundo, e a civilização cristã ideal. Assim como
os Europeus pensaram na Idade Média, a América do Norte começou a criar uma
teologia que foi chamada de fundamentalista, e nela as sementes do Neo
Pentecostalismo foram difundidas. O Rev. Kenneth Haggin foi um exímio escritor,
e seu carisma contagiou pregadores no mundo todo.
A mensagem do
Fundamentalismo Norte Americano tem como Princípios:
1. A riqueza e poder
americano vêm da fé evangélica, e esta riqueza é o ápice numa civilização
genuinamente Cristã;
2. A prosperidade é o
fim de uma vida com Deus, e esta prosperidade deve ser usada para encabeçar o
mundo; (neste aspecto é criada a idéia de superioridade racial ou cultural,
formando o pensamento de que outros povos são inferiores culturalmente,
intelectualmente, e socialmente)
3. Deus quer homens
fortes e prósperos; (estes fortes demonstram poderio e comando, além de domínio
e controle)
Kenneth Haggin exaltou em
sua teologia a fé, e deixou o amor parte, mas ênfase da vida cristã. Ele formou
aquilo que poderemos chamar de a teologia da prosperidade e do triunfalismo
forjando um novo tipo de igreja ou de crentes, os crentes vitoriosos, os
crentes com uma confissão positiva. Este movimento proveio dos pentecostais que
crêem na segunda experiência e nos dons, mas o foco agora é a prosperidade. Os
focos do Pentecostalismo são tratados como rotineiros e em alguns casos de
igrejas que consideram até como desnecessários os fundamentos do
pentecostalismo.
Este movimento fez
nascer nos EUA, igrejas com ênfase na prosperidade financeira. Algumas
inclusive já estão promovendo um novo fenômeno ou movimento com mega-igrejas ou
igrejas shopping. A visão mais específica da Igreja com Propósitos tem sido uma
nova forma de ação eclesiástica, numa visão pós moderna. Mas creio que estas
igrejas nascentes do fundamentalismo norte americano, buscam uma forma de se
acomodar ou de moldar dentro da visão globalista e pós moderna.
No Brasil fez nascer a
Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, que veio de uma igreja
Pentecostal, chamada Igreja de Vida Nova, do Bispo Roberto MacLister. Depois
novas igrejas neo pentecostais se formaram no Brasil: A Igreja Internacional da
Graça de Deus – Missionário R.R. Soares e a Igreja do Poder Mundial – Apóstolo
Valdomiro Santiago. Cada um auferiu a si mesmo um título diferente, que
demonstra a busca de uma forma nova de apresentar o evangelho. As doutrinas
deliminatórios e de ênfase neo pentecostais apresentarei abaixo:
- O
Determinismo
- Confissão
Positiva
- Triunfalismo
- Teologia
da Prosperidade
Vamos fazer uma análise
panorâmica destas doutrinas:
A doutrina do Determinismo:
A frase “Eu determino...” e “Eu profetizo...” são gírias ou nomenclaturas
definitórias de uma tese teológica que tem muitos textos bíblicos como
embasamento. A linha de pensamento do determinismo crê que Deus deu ao homem,
que é cristão, a capacidade de exigir o cumprimento da vontade e da palavra de Deus.
Neste caso tudo que Deus prometeu é requerido e imposto para cumprir o
propósito de Deus. Os deterministas crêem que tem a revelação clara da Bíblia,
no que concerne a suas promessas. O ponto de vista um pouco indefinido são as
maldições como resultado do pecado, as maldições são mais tratadas como um mal
que precisa ser destruído, na verdade no ponto de vista determinista, o mal tem
que ser destruído, pois esta é a vontade de Deus, e o homem que utiliza da fé,
tem que expulsar o mal. Neste caso o cristão pode determinar até para Deus, e
para os Anjos, e Deus ficaria feliz com esta atitude de fé. Para o ponto de
vista determinista Deus também com a fé determinista, e esta é a fé que o
cristão deve agir. Assim fazendo ele está agindo com Deus.
O cristão pode também
profetizar em nome de Deus, se ele tiver a fé na palavra de Deus. Para os
deterministas a Bíblia já tem a profecia, então profetizar a Bíblia ou algo que
tenha relevância ou proveniência da Bíblia é um direito de todo cristão. A
idéia determinista também cria a idéia do “direito”, ou seja, todo cristão tem
direito de tudo que está na Bíblia. O ponto de partida para receber é a fé,
diferindo um pouco do pensamento reformista que crê que o ponto de partida é o
arrependimento e a santidade. O cristão tem o poder de determinar que aconteça
algum fato normalmente utiizando o termo: “eu profetizo...” ou “eu
determino...” para que no mundo espiritual seja fixado um decreto provindo de
Deus, através de um servo que utiliza da fé. Este profetizar seria uma atitude
que os profetas teriam tido no V.T., então os textos da ação de profetizar são
muito utilizados para fundamentar a tese. Encontramos aqui inclusive outra
doutrina que está no meio neo pentecostal, mas que é mais de origem do
Movimento de Batalha Espiritual, são os “atos proféticos”. Esta tese é o
pensamento que devemos e/ou podemos fazer atos físicos que determinam ações
espirituais. Neste pensamento as bases bíblicas são vários atos físicos na
Bíblia que produziram ações espirituais.
No determinismo neo
pentecostal: tudo tem que se submeter a fé, e observa-se que isto é independente
da vida espiritual da pessoa. Observamos a exaltação do fim, e não do meio. Pessoas
que apresentam resultados positivos e vitoriosos, normalmente são consideradas
como pessoas de fé, mas se sua vida não tem um caráter cristão, normalmente
isto não é enfatizado. O Fim torna-se então o objetivo, e o meio é parte do
processo, que somente vai ser observado no final. A fé neste caso seria um
elemento santificador. À medida que a fé do cristão aumenta a sua santidade é
maior. (por isto os neo pentecostais valorizam tanto os exorcistas e
praticantes dos dons de curar).
Outro aspecto do determinismo
é o positivismo cristão, mas este deve ser considerado outra tese defendida
pelos neo pentecostais.
A doutrina do
Positivismo Cristão:
Esta tese tem uma das
origens mais forte no movimento celular do rev. Paul Yong Shu, atualmente com o
nome de David na Coréia do Sul. Um movimento considerado um avivamento, e com
um impacto impressionante não somente no seu país, mas em todo mundo. A visão
do Rev. Paul foi muito atrativo para os pregadores norte americanos, inclusive
o Rev. Haggin. A tese da Palavra de Poder, fortaleceu ou até formou a idéia
norte americana da Palavra Positiva. A idéia do Positivismo já era antigo nos
EUA, mas esta filosofia influencia a cultura norte americana, e
conseqüentemente fez os teólogos considerarem a verdade dentro do pensamento
positivista. A consideração da verdade sobre o positivismo não é o tema deste
texto, apenas queremos relatar o fato.
Com a influencia nos EUA
da tese da Palavra de Poder, um dos livros de Rev. Paul, o Quarta Dimensão,
trouxe um impacto na teoria daquilo que foi nomeado como “o gerar uma palavra”.
O GERAR trouxe algumas ramificações com inclusive a utilização do termo como
uma forma espiritual de força espiritual. Este GERAR está baseado em Genesis,
quando o Espírito Santo estava “pairando” sobre a terra sem forma e vazia.
Neste caso o Espírito Santo estava “gerando” a PALAVRA da criação, e da mesma
forma podemos “gerar” a Palavra de Deus. Este pensamento trouxe uma vertente,
forte no neo pentecostalismo com a idéia da palavra positiva (toda palavra tem
poder). Neste caso a tese do GERAR uma PALAVRA, demonstra também o PODER DA
PALAVRA. Toda palavra tem poder, e nunca devemos utilizar qualquer palavra
negativa, pois podemos “gerar o mal”. O termo “gerar”, também trouxe a idéia de
“estar grávido da Palavra”. Com estas idéias em mente, chegamos a conclusão que
se toda palavra tem poder, devemos sempre falar positivamente. Kenneth Haggin,
contudo, foi mais longe e considerando sua teologia da fé, ele reafirmou a
importância de ter palavras de fé. Uma palavra somente tem poder, quando falada
em fé, o que difere de alguns que crêem que de qualquer forma a palavra terá
poder, como se a palavra tivesse neste conceito um poder intrínseco, ou mágico.
Dizer Palavras Positivas de Fé, seria então uma Confissão Positiva. A confissão
positiva com palavras de fé é outra doutrina forte no neo pentecostalismo. Neste
caso todos devem tomar cuidado com o que falam, pois “a poder em suas palavras”.
Eles procuram sempre falar somente palavras positivas. Isto pode inclusive modificar
ou diminuir os termos: “pecado”, “culpa” e “derrota”, da forma reformista e
mais histórica que a Igreja compreende. O Pecado e suas conseqüências devem
então ser diminuídos, ou até esquecidos, sempre fortalecendo a Fé. Não queremos
com isto concordar ou discordar, apenas relatar a forma como se manifesta a
tese positivista cristã, ou até, como tem sido manifestada.
Triunfalismo:
A terceira tese doutrinaria forte é o triunfalismo. O triunfalismo é a
dominação da igreja – “somos cabeça e não cauda”. A idéia do triunfo sobre o
diabo, sobre o pecado, sobre as conseqüências do pecado. Neste pensamento
chegamos a dominação sobre os demônios e sobre a economia\sociedade.
Considerando o mal como a atuação demoníaca constante no homem, isto pode
trazer para a mente de alguns neo pentecostais, e isto não consegui constatar,
que o mal não está no homem, mas no diabo e seu reino infernal. Talvez isto
crie uma doutrina de inocência do homem, e possa até levar ao pensamento de que
todos são filhos de Deus. Ainda não sei, mas pode chegar a este pensamento, e
talvez seja para os menos doutrinados do movimento. Contudo é uma realidade que
o diabo e os demônios, recebem a maior parte da culpa do pecado, da culpa, e
das conseqüências do pecado. Neste caso a doença, a pobreza, e o insucesso tem
sido um combate para o triunfo do cristão. No insucesso incluímos a parte da
prosperidade financeira e de bens materiais. O mal pode ser expurgado por meio
da fé destruindo a força das trevas na economia e na política. Controlando a
política, a economia pode ser influenciada, por isto os neo pentecostais tem se
demonstrado muito atuantes e muito desejosos de participar do governo e da ação
social. O triunfalismo exalta o poder sobre as trevas, e cria uma série de
formas exorcistas para destruir as forças do diabo. Como falamos também busca o
domínio político, social e econômico. Lembramos um pouco das teses medievais do
catolicismo que queria triunfar sobre os reinos da Europa, como forma de
estabelecer o “governo de Deus” sobre o mundo. Nesse pensamento a Igreja tem
que estar dominando o governo, ou pelo menos controlando as ações
governamentais. O triunfalismo busca o triunfo sobre as trevas, e se o mundo
jaz no maligno, então temos que triunfar no mundo, conquistando-o. Este inclusive
é outro termo muito usado no triunfalismo: “conquistando a terra”. Também é um
termo muito usado no movimento de batalha espiritual, mas talvez o neo
pentecostalismo buscou muito do movimento de batalha espiritual, ou talvez seja
o contrário, isto não consegui ainda chegar a uma conclusão. Podemos constatar,
entretanto, que o fundamentalismo norte americano influenciou os dois
movimentos e foi base para eles. Inclusive a luta americana contra o “mal” que
vinha para conquistar o mundo, no período da guerra fria, foi um dos fatores de
formação da idéia da guerra do bem contra o mal. O “mal” podia ser o comunismo,
o rock in roll, o movimento hipp, ou agora o terrorismo. O fato é que o
pensamento do “herói e o bandido” é muito presente na cultura norte americana.
E precisamos compreender que quanto mais forte o bandido, maior o herói.
Contudo quero reforçar a tese bíblica do “Todo Poderoso” Deus. Ele não precisa
de um grande inimigo para ser um grande herói, ou um grande Deus. Ele é
independente do inimigo, do outro poder. Na verdade, ninguém tem nenhum poder,
se de Deus não for dado, e o diabo que apenas uma criatura, não consegue
enfrentar Deus. Ninguém enfrenta Deus. Mas o triunfalismo cria uma vertente,
que em primeira instancia não nega o poder de Deus, mas que afirma que o homem
tem como obrigação o estabelecer o governo de Deus na terra. Neste caso, Deus
decidiu dar ao homem esta incumbência. E somente por meio da fé o cristão,
poderá triunfar sobre o mal ou sobre os poderes das trevas, pois a igreja deve
governar, deve ser “cabeça e não cauda”.
Teologia da
Prosperidade: A quarta grande doutrina é a chamada
por muitos: teologia da prosperidade. Esta doutrina une o determinismo, a
palavra positiva, e o triunfalismo para por meio da fé, estabelecer um alvo
para a vida cristã: a prosperidade. Neste pensamento a prosperidade é o alvo
final do cristão aqui na terra, e é a confirmação do triunfo sobre as trevas.
Seja com o triunfo sobre a doença, ou seja, com triunfo sobre a pobreza, ou a
falta de algo, material ou imaterial. Incluindo a restauração da família, de
uma empresa em processo de falência, de um relacionamento com alguém, e
principalmente do relacionamento com Deus. Cria-se o pensamento que todo
cristão somente é vitorioso se demonstrar a prosperidade física, ou visível. A
prosperidade física é demonstrada pela riqueza material e pela saúde do corpo.
Este tem sido o principal alvo dos testemunhos que tem sido um dos principais
aspectos litúrgicos dos cultos neo pentecostais. Os testemunhos tem sido a forma
principal de transmissão da verdade da prosperidade. Os testemunhos em alguns
casos tornam-se mais valiosos que a própria exposição da Bíblia. Observamos que
muitas vezes os lideres buscam nos testemunhos a solidificação do ensinamento,
e a escolha dos testemunhos demonstra que a mensagem que é transmitida é a
prosperidade como fim e como demonstração da autoridade da igreja e da
liderança desta igreja. Vemos então rituais para a busca da prosperidade
material, e muitos destes rituais nos remetem ao simbolismo e ritualismo
medieval praticado pelo catolicismo. Coisas como “água benta”, “viagens
santificatórias” seja para a “terra santa”, ou para “o local santo”, que pode
ser um templo, um monte, etc. Outros símbolos e rituais como algum tipo de
penitencia, de objeto santo santificado e com poderes de santificação ou de
salvação. Até mesmo o conceito modificado das indulgencias pode ser observado,
com a utilização do dinheiro para demonstrar ou para comprar uma forma de
prosperidade, de salvação ou de santificação. A ênfase na parte financeira tem
como base o pensamento de que Deus é detentor de toda riqueza, e todo filho de
Deus deve também usufruir desta riqueza. Neste conceito então a fé seria a
porta de entrada para toda riqueza de Deus.
Outro fator muito
importante nesta prosperidade é a prosperidade do corpo, ou a saúde divina.
Neste ponto, o cristão que exerce a fé, tem a vitória sobre a doença, sobre a
operação da morte no corpo, que também é a corrupção física. A fé então produz
a cura divina. A busca da cura é um dos pontos importantes da teologia da
prosperidade, em conjunto com a libertação do poder do diabo sobre tudo que
está na vida do homem, produzindo também a libertação completa de demônios. Os
exorcismos então importantes para demonstrar a força sobre o diabo e seu reino.
Uma característica
forte do neo pentecostalismo é parecer com os pentecostais na busca do Espírito
Santo, mas não é o foco do movimento. Mas a algumas heranças como a forma de
governo eclesiástico que é uma liderança hierárquica, muitas vezes muito
ditatorial, no estilo ou modelo católico. O sistema episcopal é normalmente o
mais utilizado, pouco se observando o sistema congregacional. A utilização de
ritos e símbolos como forma de purificação e santificação lembra muito os
pentecostais, contudo o neo pentecostal é muito enfático na utilização destes
meios religiosos. A demonstração de poderio com templos, grandes eventos,
exaltação da igreja, dos pastores, dos ritos, e utilização de termos
triunfalistas e positivistas, são conseqüência da teologia defendida. A determinação
de estratégias missiológicas e eclesiais tem normalmente metas econômicas e de
impacto social, considerando quantidade de pessoas, pois sua dogmática leva a
este fim. Por isto não é de estranhar a grande ênfase na arrecadação de fundos
para os objetivos das igrejas de formação ou de origem neo pentecostal. Outro
aspecto também é a imitação da forma de pregar dos lideres carismáticos,
produzindo até entonações, palavras ou gírias institucionais, e até expressões
faciais parecidas com os lideres. O Isolacionismo tem sido marcantes nestes
movimentos, com pouca busca de unidade com o restante das igrejas cristãs. Contudo
já existem algumas alas neo pentecostais que tem buscado uma aproximação da
cristandade, o que inclusive repete o fenômeno cíclico da institucionalização
de um movimento com aparecimento da tranqüilidade produzida pela perca da
rejeição ao novo, que todo movimento novo traz. Afinal tudo que é novo produz
medo, rejeição e desconfiança.
bambt
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