segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Elementos que podem relegar uma igreja a perder seu sentido de existir

A igreja perde seu sentido de existir, quando perde seu propósito de existir. O autor do livro Um Igreja sem Propósitos coloca alguns elementos que foram encontrados nas sete igrejas do apocalipse, e que podemos destacar como elementos que relegam a igreja a sua inexistência. Encontrei cinco elementos principais: Prostituição com os deuses pós-modernos, tolerância com a libertinagem, a dupla personalidade da igreja (duas caras), a falta de identificação com Deus, e a perda do primeiro amor. A igreja que tem estes elementos perde seu propósito de existir, e começa a produzir três situações: Suicídio espiritual, a acomodação, ou amoldar segundo o mundo. Como a igreja não foi chamada para ser uma organização formal, como um clube, uma empresa, ou uma sociedade não governamental, a perda do propósito fundamental de ser o Corpo de Cristo na terra, leva também a sociedade e os indivíduos a perder a relevância da igreja. Se a igreja não dá seu valor, ou não sabe seu valor verdadeiro, limitando-se a ser uma ONG defensora dos direitos humanos ou uma sociedade religiosa sem fins lucrativos, o mundo também não saberá o que é a igreja.
Chegamos então ao ponto fundamental do propósito da igreja, o que ela é, e não o que ela faz. O que ela é ditará o que ela faz, mas suas obras não salvarão a humanidade. A salvação é pela fé, e a igreja deve ser a demonstração da graça de Deus aos homens. Nós somos a Bíblia que o mundo lê, somos o “verbo” que se faz carne no meio do mundo. A relevância que teremos será a relevância que damos a grande comissão que Jesus nos deu. Ide e fazei discípulos, esta é nossa parte no Missio Dei. Se a igreja não assumir seu papel fundamental tudo será muito parecido com o que o mundo tem, se ela assumir seu propósito nós seremos a “loucura do evangelho” que o mundo admira.
Entretanto para descobrir ou redescobrir o grande propósito da igreja, temos que trabalhar com os cinco elementos que citei. Voltemos ao primeiro amor, e nos identificaremos com o Pai. Identifiquemos-nos com o Pai, e teremos uma personalidade firme. Com esta personalidade firme não toleraremos a libertinagem. E com o fim da libertinagem destruiremos os deuses pós modernos. Assim seremos o “povo mais feliz da terra”, e nosso valor aparecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário