sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SIMBOLOS E RITUAIS PODEM SER UTEIS NO CRISTIANISMO?

Uma pergunta muito interessante, pois o cristianismo é cheio de símbolos e rituais. Antes mesmo de Jesus, o judaísmo utilizava largamente os símbolos e rituais. No período da história relatada em Atos os Cristãos usavam símbolos para se identificar no meio da perseguição promovida pelo Império Romano. Símbolos como a cruz e o peixe. Na verdade, Deus promoveu vários símbolos e rituais como forma de apresentar suas verdades de forma visível e compreensível ao homem. Assim como Jesus utilizou de parábolas para expressar as verdades eternas e práticas, Deus em toda Bíblia utiliza de símbolos e rituais para demonstrar realidades. Entretanto muitas vezes estes símbolos e rituais podem assumir a importância superior, pois o que eles querem simbolizar fica em segundo plano, e o visível é mais valorizado, às vezes até venerado ou adorado. Como aconteceu com a Serpente de Bronze em Israel, que teve um objetivo de demonstrar a salvação que posteriormente seria vista por meio de Jesus na cruz, sendo maldição por nós, virou um “poste-ídolo”. O próprio Templo transformou-se em um ídolo, e ele era na verdade um grande símbolo ou um conjunto de símbolos que levam a compreensão da salvação de Jesus e a Igreja. Os rituais de sacrifício eram grandes símbolos da redenção planejada por Deus Pai. O período antes de Jesus está repleto de símbolos e rituais que são utilizados para o bem, e não são rejeitados.
No período após o Senhor Jesus também encontramos símbolos e rituais. Os próprios rituais estabelecidos por Jesus são a demonstração desta realidade: o Batismo e a Ceia. O livro de Apocalipse é um conjunto de símbolos, e logo no primeiro versículo diz: (Apocalipse 1:1) – “REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo”. Duas palavras demonstram esta realidade: “Revelação” – APOCALIPSE que significa: “Tirar o véu”, ou “revelar”, é uma forma de expressar símbolos. E a palavra “notificou” – ESËMANEN que é o verbo SËMAINÖ que dizer amplificando a palavra: “fazer conhecido por meio de símbolos”.
Muitas Igrejas pentecostais e neo-pentecostais utilizam hoje vários dos rituais e símbolos que a Igreja Católica utiliza e já utilizou inclusive Igrejas históricas também utilizam. Símbolos como a cruz, como o cálice, a água abençoada, objetos “abençoados” (ou benzidos como diriam os católicos), cultos que seguem liturgias pré-determinadas como as missas católicas, orações fortes ou rezas. Da mesma forma era comum no judaísmo rezas como o Sidur, e muitos símbolos, como ainda são usados hoje. Roupas são comuns como símbolos e como parte dos rituais. O mistério e o escondido são aguçadores de curiosidade ou ótimos esconderijos de mensagens. A curiosidade humana pode ser um bom instrumento para a busca da verdade, assim como pode ser a obsessão de uma fantasia ou de uma crença que deseja ser a verdade.
Hoje muitos cristãos são radicalmente contra símbolos e rituais, outros utilizam de forma constante e até com uma crença da necessidade absoluta. O fato é que os símbolos e rituais foram utilizados de forma útil, de forma inútil e de forma errada. A preocupação com os símbolos e rituais pode até dividir a Igreja, e já tem dividido. A grande pergunta é como utilizar de forma que os símbolos e rituais não sejam o objetivo da utilização, e sim um instrumento de comunicação do evangelho? Pois sempre haverá símbolos e rituais, e uns serão usados para o bem e outros para mal, assim como objetos e palavras. Nós mesmos somos símbolos da grandeza de Deus, pois somos a sua imagem e semelhança.
A Igreja tem que primeiro entender a mensagem, pois o objetivo de toda comunicação é a uma mensagem. Infelizmente existem autores que se preocupam tanto com as palavras bem colocadas e organizadas que esquecem sua mensagem. Entretanto outra realidade tem que ser considerada, é que o ser humano precisa ter sua atenção focalizada para entender a mensagem, e muitas vezes a única forma é a curiosidade. Então deixaria um texto que Paulo nos deu como final deste texto, mas não como a resposta:
(Filipenses 1:15) - Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
(Filipenses 1:16) - Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
(Filipenses 1:17) - Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
(Filipenses 1:18) - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
(Filipenses 1:19) - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

Um comentário:

  1. Obrigado, espero contribuir para o crescimento espiritual e para o conhecimento da Verdade.

    ResponderExcluir