sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Condicionamento é um Fenômeno Humano Social


Depois de apresentar o condicionamento psicológico de Grupos de Controle coletivo, que quando tem atuação religiosa são chamados normalmente de “seitas”, mas infelizmente o condicionamento de controle coletivo aparece em muitos grupos, que não são reconhecidos como seitas, como grupos perigosos, muitos são aceitos pela sociedade como até grupos de valor social. Observo que o fenômeno sociológico que chamo de Condicionamento de controle coletivo, que vou abreviar para uma sigla: CCC; aparece em todo grupo que tem lideres ou uma liderança forte e carismática. Se o líder não tem um pensamento de libertação, de respeito à livre expressão de pensamentos, a tendência é esta liderança impor sua forma de pensar, e até sua forma de viver. Existem casos até de imitação da forma de vestir, da forma de falar, da forma de agir, ou melhor, de transformar o líder num tipo de modelo.
Constato que o CCC não está somente nos grupos religiosos, é um fenômeno social, que atua em grupos sociais. Podemos encontrar em grupos políticos, acadêmicos, científicos, filosóficos, econômicos, enfim em qualquer grupo de pessoas que tem objetivos comuns ou crenças comuns. Se observarmos o nazismo, veremos Hitler usando dos mesmos princípios de controle psicológico. Lideres políticos tornam-se ditadores de moral e de cosmovisões. Poderíamos dizer que temos seitas políticas, econômicas, religiosas. O que seria uma seita? Eu diria que são grupos fechados, esotéricos (misteriosos ou com iniciações e rituais secretos) e com crenças perigosas que podem produzir morte, destruição e escravidão.
Num documentário sobre seitas, em que um cientista criou um índice de maldade, um membro de uma das seitas mais perigosas que temos noticias, ele próprio se tornou assassino em nome do grupo para cumprir sua crença, e esta preso em uma penitenciaria, este membro disse: “Quando não podemos pensar fora do esquema, isto é escravidão”.
A grande pergunta é: “Quem não pensa segundo o esquema ou o sistema?” Com certeza, nós conhecemos um que não pensava segundo o sistema do mundo, o seu nome é Jesus Cristo. Quem revoluciona não pensa segundo o sistema, é inovador, é autentico. Os inovadores podem ser confundidos com “revoltados”, com “rebeldes”, com “diferentes”, com “heróis”, com “especiais”. Muitos dos inovadores são amados, outros odiados, mas a maioria deles é perseguida. Ou são perseguidos, ou se tornam os perseguidores. Alguns inovadores tornam-se os formadores de novos sistemas.
Falando sobre seitas cada dia que as estudo, ou estudo a formação de grupos que usam o CCC se tornam desprezíveis ou rejeitados, quando ultrapassam o tolerável que a maioria aceita. Este tolerável na igreja pode ser o isolamento, ou o escândalo, ou ainda praticar crimes contra a lei do país que mora. Alguns se tornam seitas, não porque são hereges, mas sim porque são intolerantes e orgulhosos, considerando-se os “mais fiéis”, os “escolhidos”, “os únicos detentores da verdade”.
Como no céu não haverá opiniões, pois a verdade será a própria vida da existência eterna, espero que todos que realmente “creram e nasceram de novo” estejam unidos vivendo com Deus. Espero que não haja juízo que impeça a salvação. Espero que seja a verdade, que Deus mantém sua adoção apesar de nossa incredulidade, ou que Deus nos salva no meio de nossa imensa divergência de idéias e opiniões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário