sábado, 6 de novembro de 2010

Filosofia?

FILOSOFIA ?

Como sabemos a filosofia é uma busca amorosa da sabedoria. A sabedoria é a aplicação do conhecimento de forma que o amor seja o princípio e o fim. O conhecimento é adquirido pela apreensão e compreensão do mundo. A filosofia intitula o conhecimento como o LOGOS. O Logos é o conhecimento. Tudo que fazemos precisa de algum conhecimento, mesmo que seja o mais óbvio e comum. Quanto mais complexo o que fazemos, mais precisamos de conhecimentos. Entretanto o conhecimento não é a certeza de conseguiremos fazer algo, e principalmente que faremos da melhor forma possível. Conhecemos professores e intelectuais que tem grandes conhecimentos, mas são tolos e não sabem conviver com pessoas. O conhecimento não é a base da sabedoria, são apenas as folhas, que embelezam e ajudam na respiração da árvore da sabedoria. Alguns analfabetos ou pessoas com pouco conhecimento são mais sábios, pois o pouco conhecimento é recheado de uma boa raiz. A raiz da sabedoria é o “temor do Senhor” e o seu fruto é o “amor”. Toda sabedoria que não termina em atos de amor é vazia e falsa. Sabedoria que é egoísta é uma sabedoria de espinhos, ou diz o escritor bíblico é sabedoria humana. O homem que é sábio busca o bem do próximo. Isto já é filosofia, pois sem a busca de ser sábio, não há questionamentos na vida. Quem é amigo da sabedoria, ama a sabedoria. Quem ama a sabedoria, busca ser sábio. Quem é sábio, ama o que a sabedoria conduz. A sabedoria conduz a felicidade, e a felicidade nos conduz a Deus. Não há sabedoria sem Deus, e Deus é a sabedoria personificada. Aqui encontramos o temor do Senhor, a raiz da sabedoria. Não há sabedoria sem fé, e filosofia sem fé, é filosofia sem objetivo. Pois todo homem pergunta, porque quer uma resposta. Perguntar sem querer resposta, ou pior ainda, sem acreditar ou ter fé que existe uma resposta é atormentador, e não é sábio.
“Ser ou não ser, eis a questão”, diz o poeta teatrólogo inglês William Shakespeare, filosofando com sua peça. O homem quer resolver esta questão, mas para ser ou não ser, temos que saber para que ser, porque ser, e como seremos eternamente. As perguntas clássicas do homem: De onde vim ? Para onde vou? Porque estou aqui? ; são indagações filosóficas que todo homem quer uma resposta. A filosofia pergunta, e a teologia responde. A teologia como estudo de Deus, deve apenas mostrar Deus, e Ele como ser pessoal mostrará a resposta. Ser ou não ser, pergunta de homem, e qual a resposta de Deus? A resposta Dele é: Diga ao mundo que Eu Sou o que Sou. Eu Sou o que Sou é a tradução do nome de Deus, que chamamos em hebraico: YEHOVA ou aportuguesado: Jeová. Deus diz ‘Eu Sou’ para responder a pergunta: Ser ou não ser? Não podemos desassociar filosofia de fé, e não podemos deixar o ato de filosofar ser dominado por pensadores que querem apenas perguntar e não acreditam nas respostas. Pessoas que preferem o amor as perguntas, que o amor as respostas.
Diante da minha filosofia posso afirmar que todo homem precisa filosofar para fazer qualquer coisa. Perguntar e pensar como é a melhor forma de fazer é o inicio da busca do principio da sabedoria. Por isso quando chegamos à ação devemos aprender a perguntar e buscar a melhor forma de fazer.
Viver sem filosofia é o mesmo que jogar futebol sem a bola. Vamos atingir o gol com que coisa? Atingiremos o “gol” do sucesso com uma filosofia fundamentada nas teses dos experimentos dos sábios técnicos, que ousaram filosofar. A “bola da vez” é a filosofia, e a “filosofia da vez” é o temor do Senhor. James C. Hunter, em seu livro: O Monge e o Executivo, afirma que Jesus Cristo foi o maior líder que já existiu, pois como ele disse: “ser líder é servir, é colocar a liderança a serviço e, com isso, influenciar pessoas”. Como se esquecer dos exemplos e da sabedoria expressa na Bíblia, o livro mais sábio de todos os livros, o mais lido, o mais editado, o mais traduzido, o mais querido. Os “gurus” da administração têm percebido que a melhor filosofia de administração de pessoas é tornar amigo de Jesus Cristo. Ser líder sem espelhar no maior líder é perder a grande oportunidade de vencer. A consultora Laurie Beth Jones em seu livro: Jesus, o maior líder que já existiu; mostrou como filosofar olhando para aquele que foi o maior filosofo de todos os tempos, meu amigo Jesus Cristo. Leia as palavras de Daniel Godri, um grande consultor e palestrante que as empresas do Brasil convidam: “você pode até não acreditar neste homem, mas você tem que admirar este homem... o nome mais procurado na internet mundial é Jesus Cristo, porque Ele é um sucesso absoluto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário