segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Cosmovisão Ribeirinha e a Construção de Uma Teologia contextualizada

Considerando a realidade que temos visto vivendo entre os ribeirinhos, podemos chegar a algumas conclusões sobre o caminho da construção da teologia local. É fato que todo grupo tem uma cosmovisão baseada em sua cultura e religião. Com a mistura da fé cristã com as crenças passadas pelos povos amazonicos, temos uma forma de pensar que vai dos ditames dos dez mandamentos e dos ensinamentos de Jesus aos mitos e lendas que transmitem uma forma de subsistencia e sobrevivencia, no respeito a floresta e ao rio que dá o sustento, e a criação de uma moralidade que enfatiza a necessidade como a forma mais elevada de respeito ao grupo que pertence. Se a subsistencia desrespeita o rio e a floresta, ela é aceita, mas se a sobrevivencia exige o respeito, os ditos populares são a forma de transmissão da moralidade. Encontro duas formas claras de transmissão de conhecimento, ou de educação das comunidades ribeirinhas, que tem na transmissão oral sua maior forma de aprendizagem: As Histórias (incluindo os mitos e lendas) e os ditos populares (provérbios).
Encontramos na cosmovisão da sobrevivencia o pouco desejo e necessidade do conhecimento formal que é transmitido de forma institucionalizada nas escolas municipais que estão nas comunidades. O ribeirinho tem sua necessidade de ler e escrever, e conhecer as quatro funções básicas da matemática, mas além disto, é quase que desnecessário, pois o mais importante é saber caçar, pescar, cortar madeira e construir com madeira, plantar para subsistencia, retirar da mata os frutos e plantas de alimentação e medicação, e cuidar de filhos. O filho muito educado, é a possibilidade de "perder" para a cidade, ou seja, de ver seu filho indo morar na cidade e deixar a comunidade ribeirinha.
Diante desta realidade estamos no trabalho da construção de uma forma de estudo bíblico que construiria os conceitos do caráter cristão. Temos como base a idéia dos ditos populares, na fixação de conceitos por provérbios e ditos bíblicos.
Em breve anexaremos uma forma de estudo, que está sendo desenvolvida por mim, e pela missionária Gislaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário