terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Natal uma ferramenta de Evangelização

Quando era pequeno, minha família comemorava o natal, e era muito comum as reuniões de família com todo aparado da festa. Cresci, e percebi que muita coisa estava errada na festa de Natal. Cheguei ao extremismo de não comemorar e mais que isto pregar contra. Realmente podemos ver muitas artimanhas do Diabo nesta festa desviando os olhos d´Aquele que deveria ser o motivo principal do Natal, e retirando a mensagem que deveria ser a principal do Natal. A mensagem que a " paz veio a terra aos homens de boa vontade" , é uma mentira tão grande e sutil, que invade o Natal e retira a mensagem principal. A mensagem que os anjos cantaram foi: " Paz na terra e boa vontade para com os homens", leia na Bíblia. Não existe um homem de boa vontade, pois " não há um justo, nem um sequer", como diz o apóstolo Paulo. A Paz e a Boa vontade são parte do presente de Deus para a Humanidade, ela veio com o presente, ou melhor veio no presente. A invenção do Papai Noel retirando a visão do verdadeiro PAI que está nos céus, e o pior criando uma imagem de um ser "mágico" que é ajudado por "doendes", retira também a visão dos céus para o inferno, que é o local dos doendes e seres mágicos, ou seja, os demonios.
O Natal não é uma obrigação bíblica, portanto quem não comemorar, não estará contra o evangelho, é apenas uma tradição cristã, como várias tradições que os cristãos criaram e continuam criando nos séculos de existencia da igreja. Inclusive o dia de natal nem é o dia do nascimento de Jesus que deve ter sido em Março ou Abril. É verdade que foi parte do "pacote" do sincronismo que o catolicismo romano criou para atrair os pagãos politeistas para dentro da nascente igreja. É verdade que foi utilizado a festa do "natalis invictus solis" ou nascimento do vitorioso sol,que era o "deus sol" romano, pois no dia 25 de dezembro é o solisticio no hemisfério norte. É verdade que as tradições de arvores, troca de presentes, e outros vieram de uma mistura de tradições humanas que muitas delas foram inspiradas em motivações idolatras e pagãs. Mas uma boa pergunta é quais são as tradições que não tem nenhum tipo de influencia de motivações idolatras e pagas? O que é totalmente puramente cristão?
Retirar desta tradição e utiliza-la como instrumento de evangelização, seria uma boa forma de usar coisas naturais para destacar as espirituais.
O Natal deveria ser apenas uma lembrança que poderia ser utilizada para mostrar Jesus ao mundo, pois no mundo é a maior festa cristã de todos os tempos. Jesus é o presente de Deus. O seu nascimento foi sem dúvida um dos maiores acontecimentos da história humana, mas sua morte e ressurreição, é que foi nossa salvação, pois se Ele não tivesse morrido por nós, e ressuscitado, seu nascimento teria sido um fracasso. O ato de salvação, é maior que toda mensagem, e é o cumprimento de sua mensagem de paz e boa vontade. Por isto a "ceia do Senhor" que é um mandamento bíblico é a verdadeira festa do cristianismo, pois comemora sua morte e ressurreição. Entretanto lembrar de seu nascimento não é ruim, é bom. Comemorar seu nascimento não é ruim, é bom.
Eu me cansei que lutar a favor de sofismas e filofias, prefiro lutar por almas perdidas. Vamos então usar a festa de Natal para mostrar Jesus, e deixemos para lá, as divisões de discussões acaloradas sobre usos e costumes, e tradições de homens. Enquanto nos preocupamos com quem está a verdade ou o certo, o mundo morre vendo papai noel e o tal espirito natalino. Enquanto ficamos escandalizados com as besteiras que falam no natal, o mundo bebe estas besteiras como verdades. Falemos no Natal a verdade do Natal, ou seja, Jesus. Calemos a boca dos falsos profetas natalinos com a verdadeira mensagem do Natal, ou da história do Natal, que é a história do nascimento de Jesus.
Aproveitemos para mostrar os enganos da idolatria mariolatra, mostrando quem foi a verdadeira Maria, uma serva santa do Senhor, que foi salva pelo seu salvador Jesus, como ela mesmo disse em seu cantico na sua gravidez. Aproveitemos para mostrar que Jesus foi o próprio Deus encarnado, pois foi adorado em seu nascimento. Aproveitemos para mostrar sua deidade, sua bondade, seu amor, sua graça, seu poder, enfim para mostrar Jesus.
Que neste Natal voce olhe para Jesus, e aproveite da ocasião para pregar o evangelho, ao invés de ficar perdendo tempo com seus medos.